Jovens promovem Semana do Pescar na Organização

De 5 a 9 de setembro, os jovens da Rede Pescar irão divulgar no interior das Empresas e Organizações parceiras da Fundação, os avanços da formação pessoal e profissional a partir do ingresso no Projeto Pescar. Veja algumas ações:

Associação Kurumi – Jaguariaíva/PA – A turma atual, voluntários e egressos irão desfilar no dia 7 de setembro. A ação marca os 10 anos da Unidade no município e divulga o processo seletivo da próxima turma.
O educador social Luciano Oliveira Melo conta que também será realizada a 1ª Semana Acadêmica da Unidade, com a participação de palestrantes na área de interesse de formação dos jovens: “Eles irão falar sobre o que os inspirou a se tornarem os profissionais de hoje.”

AGCO – Santa Rosa/RS – Estão previstas várias ações, como apresentações sobre o Projeto Pescar; vídeos com depoimentos  da turma, egressos e voluntários; show de talentos entre os colaboradores e jovens da turma atual; e mostra do produto confeccionado no Programa Miniempresa ( Junior Achievement ).

Bemis – Pinhais/PR – Os jovens serão os embaixadores de uma campanha de reciclagem de embalagens. Eles irão de mesa em mesa, na área administrativa, apresentando a campanha e incentivando os colaboradores da empresa a participarem.
O objetivo é despertar o protagonismo juvenil e mostrar o desenvolvimento dos jovens com o ingresso no Programa.

Consolação – Caxias do Sul/RS – Estão previstas ações em nove empresas parceiras da Unidade. Além de explicar os benefícios do Projeto Pescar, os jovens pretendem distribuir folderes e apresentar o Programa, com fotos das atividades em power point. Também está prevista a entrevista de um egresso sobre a importância desta experiência em sua vida;

Gerdau Cearense – Maracanaú/CE – Serão promovidas atividades de socialização, dinâmica de grupos, recreação e momentos de reflexão, com a temática: Atitude que Inspira, Envolve e Transforma.

Honeywell – Cachoeirinha/RS – Os jovens estão produzindo dois documentários. O primeiro sobre a história do Projeto Pescar. O segundo vídeo, reúne depoimentos dos voluntários da turma atual falando sobre a sua atuação e declarações dos jovens sobre o significado do envolvimento dos profissionais da empresa na sua formação. Os vídeos serão exibidos durante toda a semana, num telão.

Kenerson –  Palmas/TO – A empresa passará por um processo de auditoria de meio ambiente durante a Semana do Pescar. Pensando nesta questão, a Unidade irá reciclar a sobra de resíduos da empresa produzindo artesanato.
Será montada uma exposição com as peças e os colaboradores serão convidados para visitar o espaço, doando roupas para uma comunidade extremamente vulnerável do município.

Paróquia São José – Caxias do Sul/RS – Os jovens irão realizar visitas técnicas em empresas parceiras, sendo apresentados para os colaboradores destas organizações e tendo a oportunidade de conhecer diferentes ramos de atuação, além de vivenciar os conteúdos trabalhados em sala de aula, como máquinas, equipamentos e EPIs.
As empresas Sultextil S/A, Tecnitubo indústria de Móveis, Tabone Indústria e Comércio de Plástico e Hugazza Indústria Metalúrgica serão visitadas.

Refinaria de Petróleo Riograndense – Rio Grande/RS – Os jovens irão nos setores e explicarão a Semana do Pescar na Empresa. Depois irão entregar mensagens para os colaboradores, com sugestões de ações positivas. “Em cada bilhete, conta a educadora social, Márcia Piva, “uma surpresa.”
Entre elas, dar um abraço em uma colega de área, desejar coisas boas para o seu parceiro de sala, responder a mensagem com um sorriso e distribuír energias boas.

SOLIDA/Mobasa/Renova – Em cada setor da empresa existe um monitor onde os colaboradores visualizam as metas, avisos, etc. Na Semana do Pescar na Empresa estará passando no monitor como será o processo de composição da próxima turma e fotos dos jovens da Unidade.

Stemac – Itumbiara/GO – A turma produziu um vídeo com a música Dias Melhores, da banda Jota Quest. O vídeo será apresentado num telão no refeitório para os colaboradores da empresa. Segundo a educadora social Carlla Sorenti, na saída do local, os jovens irão incentivar os colaboradores a deixarem frases motivacionais para a turma, num mural montando para o evento;

Unimed Porto 1Alegre – Porto Alegre/RS – os jovens farão um mutirão para recolher resíduos descartados de forma incorreta no Parque da Redenção e nos arredores da cooperativa.
O material coletado será encaminhado para uma empresa de coleta seletiva contratada pela Unimed Porto Alegre. A ação, explica a educadora social Kelly Rosa Ortiz Andrade, complementa as atividades realizadas pela turma no Programa de Redução do Desperdício.

Yara – Rio Grande/RS – Serão divulgadas fotos dos egressos que trabalham na empresa e dos jovens da turma de 2016, com depoimentos sobre a importância do Projeto Pescar.  Também serão distribuídos folderes com informações sobre a composição da próxima turma;

Vicunha Têxtil – Maracanaú/CE – A Unidade irá realizar um bazar, evento tradicional da turma na Semana do Pescar. A renda da venda dos produtos confeccionados a partir da matéria prima da empresa será utilizada para a compra da roupa da cerimônia de certificação.

Egressa da Midea Carrier entrevista gerente do Programa Social Pescar

A visita de um dos Egressos do Projeto Pescar é um dos momentos mais motivadores para a equipe técnica da Fundação. No início deste ano, Elisa Ponciano nos procurou para fazer uma matéria sobre o Programa Social Pescar para um jornal experimental da Unisinos. Estudante de jornalismo e assistente de comunicação no Global Shared Services do Walmart Brasil, a Egressa da Unidade Midea Carrier viu na sua própria experiência, um caminho para iniciar a sua produção profissional.

Na bagagem, muita gratidão pelo Projeto Pescar e pela sua educadora social, Vanessa Dadalt, com quem mantém contato até hoje. Elisa fez parte da 14ª turma, no ano de 2012, e participou do curso de Iniciação Profissional em Operações para a Indústria. Abaixo, na reportagem, trechos do bate-papo que ela teve com a gerente do Programa Social Pescar, Silvia Ramirez. Não deixe de conferir:
Junho 2016 - Jornal Babélia - Projeto Pescar

Confira a publicação:

TRT4, MPT-RS, OAB/RS e a CAA/RS terão uma Unidade do Projeto Pescar em Porto Alegre

1

Assinatura do contrato de parceria com a Fundação Projeto Pescar

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) assinou nesta segunda-feira (1º/8) um convênio com a Fundação Projeto Pescar, em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS). A iniciativa oferecerá formação socioprofissional gratuita a quinze jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para a presidente da CAA/RS, Rosane Marques, a parceria estabelecida é de grande importância para a inclusão no âmbito da Justiça. “Estamos muito felizes em fazer parte desta história por meio deste convênio, que é mais do que uma parceria institucional, mas também uma parceria cidadã, uma vez que a atuação da Fundação Projeto Pescar vai além da capacitação profissional, mas também orientando os jovens a tornarem-se cidadãos de bem”.

Durante a solenidade, a vice-presidente da Fundação Projeto Pescar e desembargadora aposentada do TRT-RS, Beatriz Brun Goldschmidt, contou sobre a articulação que foi necessária para implantação da Unidade no local e da sua satisfação com o momento:

Dra. Beatriz

Dra. Beatriz Brun Goldschmidt

“Há 13 anos atuando como voluntária no Projeto Pescar, vejo como o trabalho diferenciado da organização traz evolução para o jovem. Dedicamos 60% da carga horária para cidadania e valores éticos e os adolescentes saem do curso com a possibilidade de sonhar. Por considerar o TRT a minha casa e vendo no Projeto Pescar a possibilidade de diminuir o risco social destes jovens, acredito que nós não estamos atendendo apenas 15 jovens, mas 15 famílias. São adolescentes que vão ficar longe da criminalidade, terão a possibilidade de se profissionalizar e conquistar um espaço no mercado de trabalho formal, saindo da informalidade.”

Presidente

Presidente de Honra da Fundação

A presidente de Honra da Fundação, Rose Marie Vieira Motta Linck, agradeceu o empenho de todos: “Estou aqui representando o meu marido, Geraldo Linck, que faleceu há 18 anos e idealizou este Projeto. A única coisa que peço é que realizem o sonho da Beatriz. Ao invés de abrirmos prisões, vamos abrir escolas.”

Mais: www.trt4.jus.br

Por dia, 29 crianças e adolescentes são assassinadas no País

Por dia, 29 crianças e adolescentes são assassinadas no Brasil, de acordo com estudo da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso) Brasil divulgado hoje (30). O número coloca o País em terceiro lugar em homicídios de crianças e adolescentes em uma lista de 85 nações. O número de vítimas negras é quase três vezes maior que o de brancas.

Segundo o relatório Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil, os homicídios são a principal causa do aumento drástico das mortes de crianças e adolescentes por causas externas. Os assassinatos representam cerca de 2,5% do total de mortes até os 11 anos e têm um crescimento acentuado na entrada da adolescência, aos 12 anos, quando causam 6,7% do total de mortes nessa faixa etária. Entre as mortes ao 14 anos, 25,1% são por homicídio, percentual que atinge 48,2% na análise dos óbitos aos 17 anos.

Fonte: site Terra

Brasil é o terceiro país com maior número de homicídios de jovens e a maioria das vítimas é negra Foto: Agência Brasil

Os acidentes de transporte são o segundo fator que mais causam mortes de crianças e adolescentes Foto: Agência Brasil

Os acidentes de transporte são o segundo fator que mais causam mortes de crianças e adolescentes
Foto: Agência Brasil

Leia aqui a matéria completa

Voluntária da Apeti lança livro baseado na experiência do Projeto Pescar

A voluntária da Apeti, Lilian Patricia Lourenço, lançou um livro baseado na experiência de sete anos de atuação junto aos jovens do Projeto Pescar. Como forma de agradecimento, até o dia 10 de julho, parte da renda das vendas será revertida para a manutenção da Unidade. Informe-se com Erika M. Puga, no telefone 17 30331454, ou pelo e-mail pescar@shift.com.brantes de dormir

Jovens da ZF doam sangue no Hemonúcleo Colsan

Os jovens da ZF, em Sorocaba/SP, foram os garotos propaganda da campanha interna que foi realizada com os colaboradores da empresa, para a doação de sangue. A turma foi até o Hemonúcleo Colsan fez a sua parte, contribuindo para o banco de sangue local.

Embora muita gente saiba, sempre é bom lembrar que as transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte de centenas de pacientes todos os dias.
campanha

Unidades estão recebendo camisetas e cadernos com a nova identidade visual

Durante o mês de abril, divulgamos na página do facebook da Fundação, a comemoração das Unidades, com a chegada das camisetas e dos cadernos universitários, com o guia do jovem impresso, para os educadores sociais e cada adolescente atendido em 2016.

Artecola

Artecola

Banrisul

Banrisul

Battistella

Battistella

 

Lojas Renner

Lojas Renner

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Veja a galeria de fotos

A entrega faz parte de um conjunto de ações de apoio à Rede Pescar, aprovadas pelo Conselho Curador e Diretoria, para enfrentar os desafios econômicos do país. Em janeiro, foi informado que o reajuste anual das doações não seria repassado e ainda estão previstos a distribuição de materiais de divulgação do Programa Social Pescar.