O protagonismo em Rede transforma

Articulado em Redes e promovendo Parcerias, o Seminário Nacional de Educadores Sociais chega a sua 11ª edição como um evento consolidado no calendário da Fundação Projeto Pescar. Com grandes nomes do cenário nacional, como o educador Celso Antunes, e o santista Edgard Gouveia Júnior, arquiteto e urbanista pós-graduado em jogos cooperativos, o maior momento de capacitação sistemática e continuada da entidade de assistência social, alcançou um percentual de satisfação de 87%.

Houve espaço para troca entre os educadores de práticas e situações do cotidiano vividas nas Unidades acerca das famílias e da rede de atendimento. Francisco Kern, Cristiane Schleiniger e Shirley Curtinaz fizeram com que os profissionais dedicados a formação dos jovens em situação de vulnerabilidade social explorassem como podem fazer a diferença trabalhando em Rede.

O olhar para a prática foi provocado por Márcio Schultz, Maria da Graça Paiva, no lançamento do Sistema de Avaliação Pescar – SAP Jovem e no lançamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem Pescar.

Rede colaborativa

Nesta edição, entidades de assistência social que desenvolvem a aprendizagem profissional no Rio Grande do Sul foram convidadas para participar. “Dentro da nossa visão, de ser a maior e mais completa Rede colaborativa para a transformação de Jovens em situação de vulnerabilidade social, neste ano, convidamos entidades de assistência social que trabalham com a aprendizagem profissional, para estarem aqui conosco, construindo uma sociedade mais solidária. Afinal, problemas complexos, exigem soluções múltiplas”, destacou o Superintendente da Fundação Projeto Pescar, Ézio Rezende, num vídeo exibido na cerimônia de abertura.

Educadores Sociais dos Salesianos, Rede Marista, Pão dos Pobres e Escola Técnica Mesquita participaram do Seminário. A Educadora Social de Angola, Esperança Panço, também esteve presente nesta edição. Foram quatro dias de integração, novas experiências e fortalecimento do trabalho desenvolvido pelo Projeto Pescar há 38 anos. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi realizado no Hotel Morro das Pedras, na capital catarinense, de 22 a 25 de julho, reunindo 142 integrantes do Projeto, entre Educadores Sociais, Articuladores, Voluntários, Jovens e equipe de Suporte à Rede Pescar. Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento