Regionais Rio Grande do Sul

TRT-RS recebe visita dos jovens da Procempa

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu este mês (06/09) a visita dos jovens da Unidade Projeto Pescar Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), em Porto Alegre/RS. Os jovens percorreram unidades judiciárias e setores administrativos, para conhecerem um pouco mais das instalações e do funcionamento da Justiça Trabalhista no Estado.

O interesse pela visita partiu dos próprios estudantes, de acordo com o relato do servidor Fábio Pacheco, lotado no gabinete do desembargador Gilberto dos Santos. Fábio também é professor voluntário do Projeto Pescar, na unidade Procempa ministrando aulas introdutórias sobre a organização do Estado Brasileiro para a turma que veio ao Tribunal. “Além da capacitação técnica – em assistência na área de informática, no caso deles – o Projeto prioriza a capacitação social dos aprendizes, como forma de prepará-los ainda mais para o mercado de trabalho e para a cidadania. Para isso, eles têm aulas de Direito Constitucional, Direito do Trabalho… Quando ficaram sabendo que eu trabalhava no TRT, me pediram para tentar uma visitação”, explica Fábio.

visita trt4

A visita, organizada pelo Cerimonial e pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), em parceria com a Procempa, contemplou a ida dos jovens até a 8ª Vara do Trabalho, onde foram recebidos pelos servidores e pelo juiz Rodrigo Jahn. Lá ouviram a respeito do trâmite inicial de uma reclamatória trabalhista. O grupo também acompanhou uma sessão de julgamento da 3ª Turma, tendo sido recebidos pelo desembargador Cláudio Antônio Cassou, que explanou sobre as instâncias recursais na Justiça do Trabalho, e foram, ainda, até o gabinete da juíza Angela Chapper (convocada na cadeira do desembargador Gilberto dos Santos).

A estrutura administrativa do Tribunal também foi apresentada. No plenário, o diretor da Segesp, Paulo Ricardo Ferreira, falou sobre a organização e a forma de acesso às carreiras da Justiça do Trabalho, destacando, ainda, a possibilidade da realização de estágios na Instituição, para os estudantes do ensino superior. Por fim, convergindo com a formação técnica dos aprendizes, a turma conheceu a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic). Na Setic, a diretora Natacha de Oliveira mostrou o cotidiano dos técnicos que trabalham na área e apresentou, ainda, o equipamento de armazenamento do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Fonte: www.trt4.jus.br/