Dia Nacional do Pescar no Rio Grande do Sul

Unidades ACIAL, Banco AGIBANK, Banrisul, Carlos Eduardo Secco, Comunidade Jurídico Trabalhista, Copelmi, Grupo Dimed, Grupo Digicon, HERC, Hoepers, Midea Carrier, Procempa, Soul, Top Car e Motul Corazón, Zensul: os jovens irão promover uma ação coletiva na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre/RS. Veja

Unidade ASUN Supermercados, em Cidreira – Os jovens irão distribuir urnas no supermercado ASUN, para coletar dados sobre o conhecimento dos consumidores do uso de agrotóxicos. Além desse espaço, os jovens irão em outros locais conseguir dados, onde distribuirão panfletos do Projeto Pescar.

As respostas serão utilizadas para a construção de um gráfico a ser divulgado no mural do supermercado, como uma forma de sensibilizar o público em geral, do uso de agrotóxicos.

Unidade Consolação, em Caxias do Sul – O Dirigente, a articuladora, a educadora social e dois egressos serão entrevistados na Rádio Caxias. O objetivo é divulgar o Projeto Pescar para as pessoas da comunidade e valorizar as ações desenvolvidas e o impacto do programa na transformação da vida dos jovens e da comunidade.
A Unidade também irá realizar uma ação de promoção a doação de sangue, doar mantimentos para idosos e visitar as escolas onde os jovens estudam, durante o mês de julho, para falar sobre o Projeto Pescar.

Unidade Grupo Navegantes, em Porto Alegre – A turma 1 irá realizar a apresentação de 4 peças teatrais com temas relacionados a educação, transito e boas maneiras. A composição do texto partiu de uma pesquisa de campo sobre as necessidades de uma escola do bairro. Após, a turma escreveu um projeto, criou o script, definiu os atores, compôs o cenário com materiais recicláveis e desenvolveu todas as atividades para a realização da atividade, na qual foram envolvidos todos os 21 jovens.

A turma 2 realizou um levantamento junto à comunidade e verificou a necessidade de material escolar e de leitura na creche do bairro. Os jovens escreveram um projeto para arrecadar as doações junto a escolas da região, comunidade e na própria Unidade e empresas apoiadoras. Os jovens irão confeccionar e personalizar caixas de papelão para armazenar o material coletado e a primeira atividade junto as crianças será a de “leitura interativa” . Enquanto isso, uma equipe estará preparando a distribuição do material escolar e calçados arrecadados.

Unidade Marelli, em Caxias do Sul –  Em grupos, os jovens escolherão uma pessoa como exemplo de inspiração, explicando o porquê da escolha. Após apresentarão sobre as pessoas escolhidas e haverá a exposição do trabalho na empresa.  A ação tem o nome de “Atitudes que Inspiram, Envolvem e Transformam.

Unidade Mercur, em Santa Cruz –  A turma irá apresentar o Projeto Pescar e a Unidade através de uma roda de conversa, vídeos institucionais, cartazes e depoimentos, nos dias 14/05 (ensino fundamental da EEEM Willy Carlos Frohlich), 04/06 (ensino fundamental da EEEM Professor Luiz Dourado) e no dia 25/06 (ensino fundamental EEEM Santa Cruz).

Unidade Paróquia São José, em Caxias do Sul – A turma está promovendo um Brechó do Pescar, com venda de roupas e calçados novos e usados, a preços populares.

Unidade Refinaria de Petróleo Riograndense, em Rio Grande – A turma irá revitalizar uma praça que está situada na frente da empresa. O local está em estado de depredação devido a ação dos vândalos. Com o auxílio da Prefeitura e da equipe da Refinaria, os jovens pretendem colocar telas novas, consertar e pintar as gangorras e os balanços e plantar flores.

O tempo previsto estimado para a efetivação dessa ação é e 60 dias, devido as autorizações necessárias para poder executar tal atividade.

Unidade Unicred Porto Alegre – No dia 6 de maio, a turma irá participar da 20ª Corrida para vencer o diabetes, sendo que dois jovens correrão os 4 km e os demais ficarão na torcida. Será um dia de integração e de solidariedade entre os colaboradores, diretoria e jovens: um Dia Nacional do Pescar!