Jovens do Banrisul participam de concerto no Theatro São Pedro

Os jovens da Unidade Projeto Pescar Banrisul, em Porto Alegre/RS, tiveram uma experiência cultural bem diferente na tarde do dia 17 de outubro. Eles participaram dos Concertos Banrisul para Juventude no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Mais de mil alunos de 18 escolas assistiram à Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.

Sob a dinâmica lúdica e interativa do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, compositores como Mozart, Vivaldi, Bach, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho e Marcos Valle, fizeram parte da seleção musical. A garotada teve a chance de diferenciar, por exemplo, instrumentos de corda, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

“Os Concertos Banrisul para Juventude é um importante projeto patrocinado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul, que consiste em 12 apresentações a cada ano, como a realizada hoje”, salientou o maestro Borges-Cunha. Ele transmitiu, ainda, palavras de incentivo e motivação aos alunos interessados em aprender a tocar um instrumento musical.

A educadora social Cláudia Fernandes, da Fundação Projeto Pescar, acompanhou a turma e avaliou o evento. “Achei o espetáculo maravilhoso, a cada ano ele se renova. Acredito que os jovens saíram daqui totalmente diferentes de quando chegaram. Percebi muita emoção e brilho no olhar deles”.

Os jovens José Henrique, Cláudia e Emanuele ficaram encantados e emocionados com a apresentação. Para eles, foi uma oportunidade única de conhecer novos instrumentos, de participar de um evento cultural e de relembrar músicas da infância.

A cantora Anna Lira, de 10 anos, que participou do programa de TV “The Voice Kids”, cantou a música “Estrela, Estrela”, de Vitor Ramil. Ao final da performance, foi a vez de todos os jovens presentes ao teatro cantarem, juntos, a música “Fico Assim Sem Você”, de Adriana Calcanhoto.

A temporada de 2017 dos Concertos Banrisul para Juventude vai encerrar no dia 21 de novembro, com duas apresentações, às 10h e 15h.

Os jovens do Pescar Banrisul, com a cantora mirim Anna Lira (ao centro), que participou do programa “The Voice Kids 2017”.

Jovens do Banrisul, com a cantora mirim Anna Lira (ao centro), que participou do programa “The Voice Kids 2017”

Fonte: Assessoria de Imprensa do Banrisul