Superação, diversão e cooperação nos Encontros de Jovens

Os olhos dos participantes do Projeto Pescar brilham quando se referem ao Encontro de Jovens. Com os jovens Gabriel Faria Machado, João Vitor Ritzel e Diogo Israel não é diferente. Em visita à sede da Fundação, em Porto Alegre/RS, os três falaram sobre a emoção de participar deste momento, incluindo o rale duro – pista de obstáculos com percurso na mata.

Não conhecíamos o lugar. A trilha era no meio do mato – destacou Gabriel.

Lembra que teve uma hora que não deu pé – recordou João.

Segundo Diogo, nem mesmo a limitação física, consequência da síndrome de Ellis-van Creveld, o impediu de aproveitar ao máximo a programação e realizar todas as atividades propostas.

Foi uma experiência nova e de superação. Eu nunca tinha feito isso antes e não sabia que era capaz. A nossa turma é bem unida, então foi bem legal! – comenta Diogo. Segundo ele, depois do Projeto Pescar, se sente mais preparado para a vida adulta – No primeiro dia de curso eu me perdi, pois não sabia pegar um ônibus. Não saia de casa, só estudava. Depois, com o desenvolvimento das atividades, a orientação profissional e o contato com o meu padrinho, Etelmir Bitencourt, consegui perceber que o que eu gosto de fazer pode virar uma profissão e pretendo trabalhar na área de tecnologia da informação.

Gabriel Faria Machado, João Vitor Ritzel e Diogo Israel

Encontro de Jovens – O Encontro de Jovens é um espaço onde os jovens podem compartilhar seus conhecimentos e experiências no Projeto Pescar. Cada evento tem a sua programação, mas em todas as edições, os jovens são convidados a trabalhar em equipe com pessoas que não conhecem, tendo a oportunidade de se integrar a outros adolescentes e formar novas amizades. Neste ano, a Fundação Projeto Pescar promoveu esta atividade no RS, SC, SP, CE, TO e PA, envolvendo cerca de 1.500 jovens. Abaixo, mais depoimentos e exemplos de superação nas diferentes edições.

Encontro reúne jovens de SC e PR

Para a jovem da Unidade Aemflo e CDL São José, Luciana Fraga, o evento proporcionou muito aprendizado, principalmente no que diz respeito a comunicação e relacionamento. “Conversamos com outros jovens que fazem parte do Projeto, e que têm uma rotina diferente. Foi um momento oportuno para tirar minha timidez e me integrar melhor com os colegas. Ver outros grupos unidos, nos fez parar para refletir sobre a importância de um relacionamento próximo para alcançarmos nossos objetivos”.